domingo, 2 de agosto de 2009

Der Baader Meinhof Komplex.

Hola,
Hoje fui ao cinema com uma amiga e assistimos ao filme Der Baader Meinhof Komplex, que resenho agora:
A tradução para o português do título do filme é "O grupo Baader Meinhof", e aí, ao ouvir esse nome você provavelmente irá pensar na música do Legião Urbana, mas não, Baarder Meinhof foi um grupo anarquista radical "filho" da geração nazista que atuou na Alemanha durante a década de 70. Contra o que o grupo lutava? Bem, eles iam contra o que os próprios chamavam de "nova face do facismo", também conheciddo como o imperialismo americano que contava com várias pessoas de passado nazista. O que eles queriam era um mundo mais humano, igualitário e que seguisse os mesmos ideais que os membros do grupo, mas eles pareceram se esquecer dessa "humanidade" pré-estabelecida ao passar a lutar por ela usando táticas completamente desumanas, matando e morrendo, sangrando e fazendo sangrar, explodindo edifícios e tirando a vida de inúmeras pessoas que nada tinham com a polícia, o Estado ou seja lá quem o grupo estivesse disposto a deter... Ou até acabar com.

Eu particularmente achei o filme incrível, independentemente de ser um filme longo que conta - talvez - com cenas até repetitivas, que mostram as mesmas pessoas fazendo as mesmas coisas.
É bem o tipo de filme que você assiste e fica pensando "Nossa, o filme teria sido tão bom quanto se tivesse tal (ou até tais) cenas cortadas".

O mais legal foi que o diretor trabalhou com uma linha historiográfica e foi apresentando fatos que aconteceram cronologicamente, de acordo com o passar do tempo no filme no mundo atual e que de certa forma influenciavam nas decisões tomadas pelo grupo ou até no movimento histórico que eles presenciavam, etc.
Achei também que o filme contesta um pouco as diferenças entre os alemães e os árabes, afinal, como assim eles colocam um grupo de alemãs nuas tomando sol em pleno campo de treinamento árabe?! Não sei se o diretor pretendia, com isso trabalhar a ironia pouco presente no filme até então ou se foi simplesmente um erro de script, brincadeirinha, eu peguei a alma do negócio.

Não pude deixar de notar, após ler um pouco sobre o filme, que a palavra "Komplex" presente no título pode significar tanto "questão" quanto "grupo", o fato dessa palavra ambígua estar empregada no título me faz pensar que o filme não tem como principal objetivo discutir o grupo Der Baader, mas sim a questão do grupo, ou seja: Seus pensamentos, táticas, práticas, etc. E é isso que acontece em praticamente todo o filme, podemos conhecer os dois lados: A polícia que lida com o terrorismo do grupo e a população que sofre injustamente (em alguns casos, I mean) e ao mesmo tempo a opressão dos militares, os interesses aceitos popularmente que o grupo defende e o que eles pretendem alcançar usando, apenas, os meios errados.

Bom, é isso. O filme está nos cinemas e eu indico que todos o assistam para poderem ou contestar minha opinião ou ir de acordo com ela! E mais tarde eu faço o post sobre o filme Entre les Murs que assisti ontem.

2 comentários:

  1. sem contar que o filme tem 2h40 de duração, e que tem um final que fica um tanto aberto, concordo com você Nic. Só acho que o diretor se confundiu um pouco, porque no começo ele estava fazendo bastante isso de falar o que tava acontecendo no mundo, mas ao longo do filme, não sei se propositalmente ou não - eu acho que não, que ele simplismente ficou apertado porque seu filme estava ficando imenso! - ele parou com isso e quem está assistindo acaba ficando meio confuso, e não consegue entender porque, como e quando eles chegam no Iraque procurando uma aliança/ajuda para recuperar os membros originais do grupo. Mas é só isso que me incomodou no filme, fora, como você mesma já disse, as cenas inuteis, e a trilha sonora que engana - começa com Janis Joplin e The Beatles e depois passa o filme inteiro com trilhas de fundo tão insignificantes que eu não sei encontrar exemplos.. Mas as atuações são maravilhosas (em todos os sentidos, inclusive e principalemente no que se trata da aparencia dos atores!) e o clima do filme é contagiante, afinal, você sai do cinema morrendo de vontade de lutar contra tudo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha..realmente você é muito boa! E quando eu puder, eu vejo (por indicação sua). Parece ser muito interessante..Parabéns! (:

    ResponderExcluir