Normalmente as pessoas ao ouvirem falar sobre comunismo/socialismo acham que os dois termos são referentes a mesma coisa somente por terem nomes parecidos, mas não é bem assim... É claro que os dois movimentos tem características parecidas, ao passo que também existem vários fatores que os diferenciam.
O comunismo defende o fim das classes sociais e também do Estado, afirmando que a sociedade pode viver sem um governo central e também se alto desenvolver tecnologica e produtivamente. Porém não é nem um pouco fácil atingir nenhum princípio comunista da noite pro dia, e hoje em dia esse processo seria mais difícil ainda. Lembrando-se que é impossível estabelecer o comunismo em um só lugar e esperar que ele dê certo, afinal em um mundo capitalista um país comunista não sobreviveria. Para chegarmos ao comunismo teríamos que enfrentar duas importantes etapas:
- A transição do capitalismo para o socialismo, que seria a época da ditadura do proletariado (que tem como objetivo destruir o estado burguês), mas nessa etapa seria necessária a presença do Estado para não deixar que a população fosse contra o novo sistema político.
- E só depois a estapa do comunismo seria possível.
Bom, para simplificar, as principais diferenças entre as duas etapas são: O fim do Estado (que para o socialismo não é necessário) e o fim do trabalho "alienado". Os dois sistemas são bem parecidos e o comunismo depende do socialismo para existir, portanto não podemos inferiorizar o socialismo e nem julgá-lo como 'comunismo menos desenvolvido'.
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Na verdade o socialismo não é um "comunismo menos desenvolvido", mas sim o comunismo que é um estágio superior do socialismo, uma fase à frente, mas que sem o socialismo não seria possivel existir, pois se livrar do sistema capitalista do dia pra noite é impossivel. A ideia do socialismo é preparar a sociedade pro comunismo, e para isso os meios de produçaõ são estatizados e a população é submetida por um tempo à ditadura do proletariado. É realmente uma pena que a humanidade nunca tenha conseguido passar desse estágio, por causa da ganância - ou dos burgueses que não querem dividir sua propriedade igualmente, ou dos governadores socialistas, que tranformam a ditadura temporária numa ditadura eterna, tão opressora quanto ditaduras capitalistas que eles tanto atacam, por inumeros motivos, mas no fundo, ainda é a gancia, por ter todos os meios de produção nas mãos. Bom, terminando, é muito fácil ouvirmos por aí críticas ao comunismo, com argumentos como "nunca deu certo".
ResponderExcluirBom, é fácil dizer que o capitalismo deu certo quando você está no alto de uma cobertura de Nova Iorque, mas ao meu ver, o capitalismo deu tanto errado quanto o socialismo. E além de tudo, por mais que todo mundo 'odeie' o capitalismo, todo mundo adora tomar coca-cola, comer uma batatinha do mac donald's e depois tomar um starbucks coffe
Entao para se chegar ao comunismo é preciso passar pelo socialismo?O socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuanta confusão!
ResponderExcluirobrigado pelas postagens....
ResponderExcluirNão consegui definir direito o conceito de Socialismo!! Mais msm assim muito obg!!
ResponderExcluirKKKK... comunismo é uma utopia. Como vamos abolir a propriedade privada? Que absurdo. Este tal marx idealiza um peça teatral, onde nada é real e o povo leva a sério, tentar impor isto a sociedade é um mal sem precedente. Pior ainda é em pleno século XXI gente acreditar nesta baboseira toda. Todo trabalho pode ser bem recompensado, pior que um salário abaixo da média(que tem como recerter) é eu ter que me sujeitar as normas de uma sociedade preconceituosa, que diz que TODOS são obrigados a seguir uma unica diretriz, sem poder comprar minhas terras, meus carros, minhas casas. A vida seria uma porcaria pois toda liberdade seria aniquilada. Todos nos sabemos que a propriedade privada sempre existiu e que no passado a mobilidade de classes sociais era praticamente impossível acontecer, a escrevidão era um mal crônico. Sabemos também que o capitalismo não é ideologia, utopia de algum filósofo, é algo que quebrar as barreiras de uma sociedade estático. Mail maior seria voltarmos ao feudalismo.
ResponderExcluirSinceramente sou novata no assunto, me interessei por ele recentemente, mas de acordo com os comentários acima o que mais se aproxima da forma como acredito que as coisas devam ser é o Luiz.
ResponderExcluirSempre fui a favor de não trabalharmos visando o bem próprio e acumular riquezas enquanto o meu vizinho que não teve as mesmas oportunidades que eu passa por necessidades. Só que o Luiz me fez ver um outro o qual ainda não havia pensado, todo trabalho pode ser bem recompensado e cabe a cada um saber lidar com o que conquistou.
Tento não fechar os olhos para o que se passa a minha volta, mas acredito que a melhor solução é que todos tenham oportunidades iguais, hoje isso ainda não ocorre, mas acredito que estamos caminhando pra isso. E é obvio que nem todos estão felizes com isso, principalmente quem não precisa se preocupar, pois já nasceu com tudo na mão e não aprendeu a dividir...
Ufa! Um lugar onde ainda se sabe o que é comunismo!
ResponderExcluirUm lugar onde se sabe que Cuba não é nem nunca foi comunista! Incrível!
Parabéns por ajudar a disseminar informações corretas!
Quanta babaquice e despreparo para dar informações!
ResponderExcluirVamos fazer o seguinte, Quem quiser saber REALMENTE passe a comprar livros de especialistas no assunto e buscar informações erradas na internet ou pessoas que dizem que acham que sabem.
Luiz, não seja idiota, compre um livro e estude melhor.
Eu como Especialista em História é um absurdo ler tanta bobagem ao mesmo tempo!
Concordo quando você diz: Quanta babaquice e despreparo... Isso se aplica exclusivamente à você! Sequer fundamentou sua crítica! Faça o seguinte, Sr. FODÃO, especialista em ESTÓRIA dos Simpsons, prove que você domina o assunto e faça algo de útil nessa sua vidinha medíocre!
ExcluirFazer crítica é fácil até para quem não sabe fazer outra coisa, porém, senso crítico é arte, e para poucos !
Sabe, eu sou leiga no assunto.. Não estudei História e muito menos Ciências Sociais, mas eu estou sempre me informando sobre isso, afinal gosto de política e é mega relevante ter argumentos e conhecimento sobre todas as possibilidades.
ResponderExcluirPra mim, o problema do mundo hoje não é o sistema implantado. E sim, a forma como as pessoas reagem sobre ele. QUEM GARANTE QUE O COMUNISMO OU UMA DITADURA SOCIALISTA IRIAM DIMINUIR AS DESIGUALDADES E NOS TORNAR TOTALMENTE IGUAIS?
Na prática, as coisas são outras.. Estuda-se muito, mas eu realmente nunca vi algum estudo que apoie a igualdade de oportunidades de vencer e acumular riquezas por si próprio, ao invés de apoiar o fato de que todos devem ser iguais.
A questão é que não estamos preparados para encarar que o problema está na nossa própria maneira de agir, pensar. SOMOS EGOÍSTAS.
Se nós fossemos mais humanos, o que parece antagônico, até o nosso capitalismo funcionaria.
Como pode um sistema que promove a exploraçao como ponto crucial ser justo e promover as mesmas oportunidades para seus colaboradores,primitivo e concreto que para se obter mais bens e regalias alguem estara pagando o preço justo do nosso capitalismo .
ResponderExcluir